Rondônia
Rondônia atinge meta e vacinação contra a gripe é estendida a toda população até durarem os estoques nos postos de saúde
Compartilhe:
De acordo com o último relatório do dia 31 de maio emitido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em Rondônia 95,88% das pessoas que fazem parte do público prioritário foram vacinadas contra a gripe influenza.
Apesar do Estado ter superado a meta do Ministério da Saúde, que era de 90%, dados da Agevisa mostram que os municípios de Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Novo Horizonte, Pimenta Bueno, São Miguel do Guaporé e São Felipe do Guaporé não conseguiram atingir a meta.
Já Porto Velho conseguiu imunizar 91,32% das pessoas que fazem parte do público alvo. Com a meta atingida para o grupo prioritário, a vacinação contra a gripe H1N1 foi estendida para toda a população. As doses estão disponíveis nos postos de saúde até durarem os estoques da vacina.
Durante o período da campanha, que foi de 10 de abril e 31 de maio, foram priorizados os idosos, gestantes, crianças entre seis meses a menores de 6 anos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas, além de profissionais de segurança e salvamento.
A escolha do público prioritário segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) por estarem mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.